Realismo é o movimento artístico que se manifesta na segunda metade do século XIX. Caracteriza-se pela intenção de uma abordagem objetiva da realidade e pelo interesse por temas sociais. O engajamento ideológico faz com que muitas vezes a forma e as situações descritas sejam exageradas para reforçar a denúncia social. O realismo representa uma reação ao subjetivismo do romantismo. Sua radicalização rumo à objetividade sem conteúdo ideológico leva ao naturalismo. Muitas vezes realismo e naturalismo se confundem.
Gustave Flaubert

Realismo é o movimento artístico surgido na metade do século XIX. Que nasceu na França.
Na maioria das vezes o relismo e o naturismo se confundem . O realismo criou uma escola artística surgido no século XIX.
A característica principal do realismo foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.
Gustave Flaubert é um romancista francês que também é conhecido deo artista que tem haver com o realismo.
Escritor francês. A vida de Gustave Flaubert é a de um artista completamente dedicado a aperfeiçoar a sua arte. Filho de um cirurgião, sendo criança, em 1836, conhece Elise Foucault, objecto da grande e insatisfeita paixão da sua vida, que lhe inspira A Educação Sentimental. Em 1840 transfere-se para Paris para estudar Direito, mas descuida os estudos para viver no mundo das Letras. Pouco depois, por causa de uma grave doença nervosa, regressa a Rouen. Quando da morte do pai instala-se com a mãe e a sobrinha na casa de campo de Croisset. Nela vive o resto da sua vida, exceptuando as viagens e as temporadas em Paris. Em 1846 conhece a escritora Louise Colet, com quem manteve uma abundante correspondência até 1855. Em 1949-51 viaja pela Grécia, Itália e Médio Oriente. Em 1857 o seu romance Madame Bovary leva-o aos tribunais acusado de ofensa à moral e à religião. Em 1875, para salvar da falência o marido da sua sobrinha, vende todas as suas propriedades e tem que aceitar uma modesta pensão do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário