terça-feira, 30 de agosto de 2011

Édouard Manet - Realismo / Andrew nº 01


Realismo

         Entre 1850 e 1880 o movimento cultural, chamado Realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes. Os integrantes desse movimento repudiaram a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo, pois sentiam a necessidade de retratar a vida os problemas e costumes das classes média e baixa não inspirada em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura e, principalmente, na arquitetura.
Os principais representantes no campo da pintura foram Gustave Coubert e Jean François Millet.


Édouard Manet

imgres.jpg
          Édouard Manet nasceu em Paris, dia 23 de janeiro de 1832, e morreu em 20 de abril de 1883. Nascido em uma família burguesa, ele cresceu com todos os privilégios de boa saúde e educação, mas escolheu tornar-se um artista em vez de seguir os passos do pai e do avô no Direito.  Ele, fazendo a ponte do realismo e do naturalismo para um novo tipo de pintura que levará ao impressionismo. Ele retrata a realidade urbana sem muito da carga ideológica do realismo. Influencia os impressionistas, assim como é por eles influenciado.



          Ainda jovem, tentando a carreira naval, embarcou em um navio mercante para uma viagem ao Brasil, retornando após alguns meses. Mas entre 1850 e 1856 passa a estudar no ateliê de Thomas Couture. Não se envolvendo ao ensino acadêmico, contudo, prefere frequentar os museus, viajando pela Itália, Áustria, Alemanha, Bélgica e Holanda.



almoco_na_relva.jpg
Obra de Édouard Manet

Nenhum comentário:

Postar um comentário