quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os vestuários e os adornos da Grécia e Roma antiga

Daniel-5 


Roma Antiga 

Os romanos usavam sandálias para sair, chinelos para ficar em casa e uma peça de roupa cortada como um manto, que se chamava TOGA.

A toga podia ser quadrada ou retangular e era colocada e pregueada no corpo. As togas eram feitas de lã.

Toga Romana

As mulheres ricas gostavam de usar perfumes, cosméticos e jóias. Elas calçavam um tipo de bota, parecida com a dos homens, porém mais delicadas, com cores vivas e enfeitadas com pérolas ou pedras preciosas. Tanto os homens como as mulheres usavam cabeleiras e dentes postiços. As características da toga nos ajudam a identificar o grupo social da pessoa. 

Os escravos, plebeus e soldados usavam somente a túnica (que ficava de baixo da toga). No campo, pobres e escravos usavam tamancos de madeira ou enrolavam os pés com peles ou trapos de lã. 
Trajes Romanos

Entre as mulheres existia o hábito de cobrir-se com um manto comprido que chegava até os pés, quando se deixava a casa. As viúvas utilizavam uma espécie de xale. 



Grécia Antiga 

O traje típico consistia de duas peças: uma túnica e um manto (himation). A túnica tinha dois modelos diferentes, no entanto o peplos , feito de lã, era o mais usado pelas atenienses até ao final do século IV a.C. A sua confecção consistia em cortar o tecido segundo a forma de um retângulo, com uma vez e meia a altura da pessoa; vestiam-no, embrulhando-o em redor do corpo, com alfinetes nos ombros. Não tinha mangas, possuindo amplas aberturas para os braços. As versões requintadas eram decoradas com desenhos . O manto era de linho. O tecido era costurado de maneira a ficar com a forma de um cilindro longo; era usado com um cordão na cintura ou debaixo do peito. As mangas eram curtas e cozidas. Nas esculturas e desenhos em cerâmica consegue-se ver a forma e elegância dos trajes na Grécia no século V a.C. O vestuário era feito pelas mulheres em casa, geralmente de lã ou linho da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário