Também o vestuário romano recebeu influência dos gregos. As roupas mais usadas pelos romanos eram as ttogas, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga.
Em Roma vestia-se uma túnica por baixo e a toga por cima. Essa toga era muito volumosa e suas características possibilitavam a identificação do grupo social do portador através do tamanho, forma ou cor da roupa.
Escravos, plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica sobre o corpo.

As crianças usavam a
toga praetexta, uma toga que possuía uma banda
púrpura. A partir dos 17 anos, os rapazes tomavam a
toga uirilis, evento que significa a entrada na vida adulta e era marcado por uma cerimônia; as meninas usariam a
stola a partir do momento em que se casassem.
Agora vamos falar dos vestuarios gregos.
O vestuário, de lã ou linho da região, eram feitos pelas mulheres em casa. O seu traje consistia numa túnica e num manto (himation). A túnica tinha dois modelos diferentes, no entanto o peplos , feito de lã, era o mais usado pelas atenienses até ao final do século IV a.c. A sua confecção consistia em cortar o tecido segundo a forma de um rectângulo, com uma vez e meia a altura da pessoa; vestiam-no, embrulhando-o em redor do corpo, com alfinetes nos ombros. Não tinha mangas, possuindo amplas aberturas para os braços. As versões requintadas eram decoradas com desenhos . O manto era de linho. O tecido era costurado de maneira a ficar com a forma de um cilindro longo; era usado com um cordão na cintura ou debaixo do peito. As mangas eram curtas e cozidas.
Mulheres usavam vestidos cumpridos e soltos,geralmente com uma túnica por cima do vestido.Havia o costume de usar coroas de ramos de flores na cabeça,colares e brincos bem chamativos.O cabelo era usado soltoe o calçado era uma sandália bem rasteira.
- Os homens vestiam uma túnica (chiton) e uma capa (himation) . Os trabalhadores quase sempre usavam chiton muito curtos , que lhes davam maior liberdade de movimentos . Por vezes, os mais jovens só envergavam a himation, que pendia de um dos ombros e era enrolada em torno das ancas .
- A vestimenta feminina era ligeiramente diferente da masculina. Resumia-se a um tecido rectangular, preso nos ombros e, com cordões ou correias, ao nível da cintura.
- As crianças usavam roupa semelhante à dos pais, mas as túnicas deviam ser bastante curtas, a fim de poderem correr com facilidade.