Estudiosos acreditam que a música Egípcia tenha origens tão remotas como a da Mesopotâmia.O Egito é uma das civilizações mais antigas do mundo,em escavações arqueológicas realizadas em templos, pirâmides e tumbas foram encontrados baixos-relevos, murais, mosaicos, textos e objetos que atestam atividades musicais de caráter religioso, militar e social, bem como a existência de instrumentos de música, muitos séculos antes da era cristã.
Na época do Império Antigo,c. 2635 a 2060 a.C., a música egípcia viveu seu auge. Muitas representações mostram inscrições coreográficas descrevem danças realizadas para o Faraó. Acreditam que este foi o período de maior florescimento da arte musical egípcia . Os instrumentos Egípcios conhecidos são:
INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO
CROTALO - consistindo de duas lâminas de madeira ou osso, ligadas parcialmente. Batia-se uma contra a outra, às vezes aos pares - isto é, um crotalo em cada mão. Para fins militares, os crotalos eram feitos de metal.
SISTRO (do grego: seistron = cousas sacudidas) - constituído de duas ou três varas dispostas horizontalmente, entre as aberturas de um quadrado de madeira, fixas; ao longo das varas corriam anéis de metal; agitando-se o instrumento, os anéis tilintavam. Usados, principalmente, no culto da deusa Hator e no de Ísis, para expulsar os maus espíritos. Os mais antigos, de madeira ou porcelana, chamavam-se SAKAM; os posteriores, de metal, SAUCHIT.
TAMBORES - de madeira ou de barro cozido, de diversas formas e tamanho. Os instrumentos de sopro, ao que parece, foram tocados somente por mulheres, existiam SAIBIT (flauta simples) e MAIT (flauta dupla), com e sem palhetas. A flauta horizontal (tocada de frente) chamava-se MEME, a transversal SEBI.
INSTRUMENTOS DE CORDAS:
CÍTARA - de origem assíria; sobre uma armação estendem-se duas séries de cordas (5 a 18) tangidas por plectro.
HARPA - originária da Suméria, onde já existiu 3.000 anos A.C.; de diversas formas, pequenas com 3-4 cordas e grandes com 8-20 cordas.
TRÍGONO - harpa portátil de poucas cordas